sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Caminhadas na Natureza

Em maio de 2014, participei de uma caminhada na natureza no município de São José dos Pinhais, Paraná. Foi a minha primeira.

A caminhada na natureza é incentivada pela Federação Internacional de Esportes Populares. No Brasil, as caminhadas são organizadas pela ONG Anda Brasil que promove os circuitos de turismo rural. A soma entre rural e caminhada resulta numa inclusão e, eu diria mais, parceria entre homem do campo e o urbano.

O site da Anda Brasil (http://www.andabrasil.com.br/) lista os objetivos da organização, que são:

a) Difundir e estimular a prática dos Esportes Populares no Brasil;
b) Promover, autorizar e fiscalizar a realização de Eventos, Torneios, Olimpíadas e Encontros desportivos nacionais e internacionais;
c) Representar e defender, perante os poderes constituídos, os interesses legítimos dos desportos populares;
d) Representar o Esporte Popular em qualquer atividade internacional, com poderes para celebrar acordos, contratos e convênios.
e) Realizar e promover convênios de cooperação técnica com entidades públicas e privadas no mercado nacional.
f) Promover a integração do homem com a natureza, estimulando o desenvolvimento territorial sustentável.
g) Orientar a formatação dos Circuitos para prática dos Esportes Populares e organizar os grupos de esportistas Populares.

Atualmente, de acordo com a Anda Brasil, são mais de 500 circuitos ecorurais em todo o país, desses 70 estão no Paraná, 70 em Mato Grosso e 70 no Rio de Janeiro.

Minhas caminhadas

Como você pode notar, a proposta é sensacional. Porque além da prática do exercício, é possível conhecer novos lugares, caminhar em meio à natureza, conhecer produtores locais e comprar produtos desses produtores.

Mas voltando ao começo deste post, a minha primeira caminhada foi em maio de 2014. Depois dela... bom, eu poderia dizer que não tive tempo para outras caminhadas, mas a verdade é que não me organizei da maneira que deveria para participar.

Até que outubro chegou. - Outubro realmente é o meu mês. É o mês do meu aniversário e, deve ser por isso, é o mês das mudanças em minha vida. - Mexi meus pauzinhos e convenci meus familiares a participarem comigo de outras caminhadas (eles já haviam participado daquela de São José dos Pinhais).

A Caminhada na Natureza do retorno foi na Lapa, cidade história do Paraná. Até agora, de todas as caminhadas que fiz, essa foi a mais puxada. O dia estava muito quente. Foram mais de 12 quilômetros e eu realizei a caminhada em 2h27m.

Para compensar o atraso, no dia seguinte, participei de mais uma caminhada, desta vez no município de Colombo. Em outubro, consegui participar de quase todas as caminhadas que ocorreram na Região Metropolitana de Curitiba e ainda uma caminhada no Litoral do Paraná, na belíssima cidade de Morretes. No total, apenas no mês de outubro, foi mais de 46 quilômetros.


No último dia 09, a caminhada foi em Balsa Nova, município situado numa região muito bonita no Paraná. Para descrever um pouco sobre essa caminha, fiz alguns vídeos (amadores e realizados durante a caminhada, ou seja sem parar de andar).






Nenhum comentário:

Postar um comentário