quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Aprendendo a ler

Se o Spurlock vem à minha mente quando exagero nas fast foods da vida (você pode ver mais sobre aqui), a Francine Lima, do Canal do Campo à Mesa, ensinou-me a ler.

Calma, gente! Eu sei ler já faz algum tempo. Mas no Do Campo à Mesa eu aprendi e ler a embalagens dos alimentos. Eu tinha o costume de dar uma olhada nos rótulos dos alimentos, mas meu olhar era direcionado para a tabela nutricional, em especial o sódio.

Sempre achei um exagero a quantidade de sódio que os alimentos industrializados têm. Por isso, por exemplo, quando comprava um pão integral, sempre procurava ver quantidade de sódio, por saber dos problemas desencadeados pelo excesso de sódio no organismo, como a hipertensão.

Mas eu nunca me preocupei em olhar os ingredientes daquele produto. E o que o Do Campo à Mesa ensinou-me foi exatamente isso: olhar os ingredientes que compõem um produto. Se vocês leitores passarem a ter esse hábito, vocês vão notar que, numa grande parcela dos produtos industrializados que compramos, não vamos conhecer metade dos ingredientes. São conservantes, emulsificantes, corantes artificiais, entre muitas outras coisas.

Além disso, o canal dá uma ótima noção de como são fabricados certos produtos industrializados. Por isso, se você gostaria de mudar de atitude, eu indico o acesso aos vídeos (e outros materiais da Francine).

Abaixo um dos vídeos que eu mais gosto:




Não deixe de conhecer o Do Campo à Mesa nos seguintes links:



Nenhum comentário:

Postar um comentário